quarta-feira, maio 25

Campinas-SP


Morei numa república de estudantes em Campinas. Terra que, por exemplo, adotou o compositor maranhense Zeca Baleiro e onde em umas de suas cachoeiras o escritor paulista Marcelo Rubens Paiva fraturou uma vértebra cervical num pulo dando origem ao livro “Feliz Ano Velho” e além de antigos grandes barões cafeeiros como Barão Geraldo.  Fui pra lá tentar entrar num mestrado na Unicamp, uma das melhores universidades do Brasil segundo dizem por aí. Dividia a república com hermanos colombianos, paulistas e meu amigo maranhense do tempo de colegial. Mas não quero falar do individualismo e arrogância dos paulistas ou de sua fixação por trabalhar e seu medo de ser assaltados e os cafés expressos e sequestros relâmpagos ou jovens universitários cantando rock roll americano dentro de um pub ou então de ser uma cidade cosmopólita com belas praças arborizadas. Quero falar de outra coisa: um fato que me deixou literalmente mudo. Almoçava num restaurante tailandês quando um homem acompanhado de uma mulher e uma criança chegaram na entrada e começaram a pedir trocados para comer. Os reconheci imediatamente pelo acento “cantado” as roupas e a modéstia ao estender as mãos. Eram nordestinos como eu comedores de farinha de mandioca. Só que com outras pretensões naquelas bandas frias do sudeste, mas talvez com a mesma desilusão com sua terra natal. Dali não conseguir engolir mais nada e sair. Caminhões sujos parados do nordeste os trouxeram. Meninos eu vi! A diáspora ainda continua, né josé, pedro, carlos, joão, aurelio, purcina, mateus, eloy, marcio, cris, igor, licia, marcos, elizeu, fátima, maria, graça, paulo, helena...  ?
diego pires

6 comentários:

Unknown disse...

MARAVILHOSO O MAL ESTAR QUE CONSEGUE TRADUZIR DAS GRANDES CIDADES, ALÉM DE REENCONTRAR NORDESTINOS, FAMINTOS DE COMIDA E DE MUNDO.

Lícia. disse...

Zeca baleiro agora é burguÊs escolheu o lugar certo.

Anônimo disse...

Eu acho que voce tem dor de cotovelo.....se nao gosta da cidade, pq nao vai embora? Tchau!!!!

Unknown disse...

Bambi acho que tu interpretrou errado esse texto... sorry

Anônimo disse...

Se a diáspora continua? Perdi de vista a fantasia que ela um dia cessará. Empreendimentos megalomaniacos estão sendo implementados...e depois? E depois que estiverem prontos? E depois que os tantos jovens hoje mão-de-obra barata do mercado se juntarem a tantos outros que estão por completar a maturidade legal, pra onde irão nesse nosso brasis? Possivelmente você,amigo angustiado, os encontrará na porta de um restaurante tailandês, chinês, italiano...

Unknown disse...

Senhor anônimo, talvez seja um angustiado como eu, ve nordestino pedindo comido pra paulista é foda. tudo é política. tudo é politica meu caro.

diego.