quinta-feira, janeiro 31

Análise Política 2013



Por William Washington de Jesus

No de ano de 2013 nada melhor fazermos uma análise politica logo assim que entra o novo ano, ainda mais com o fim da desastrada gestão do ex-prefeito João Castelo que é acusado de deixar o rombo na prefeitura de quase 1 BILHÃO DE REAIS e dar o calote nos servidores municipais (incluindo eu que sou serviço prestado) ao não pagar o salário referente do mês de dezembro.

É bem analisar a política na atual conjuntura porque se passou as eleições municipais, sabemos que são os eleitos prefeitos e vereadores, podendo assim fazer um comentário bem mais imparcial e sem o calor da emoção durante o processo eleitoral.

O nosso blog pediu voto crítico para o Edivaldo Holanda Jr., mas sem comprometer a sua postura política, que é a independência politica e partidário, fizemos isso em virtude do caos administrativo que se passou a cidade de São Luís nos últimos 4 anos, que foi sentida por todas as classes sociais, e votar nulo nessa conjuntura durante a eleição seria uma omissão ou podendo até mesmo contribuir para a reeleição, sendo que o João Castelo recebeu mais de 220 mil votos no 2° turno, o que é muito por sinal podendo garantir a eleição de deputado federal em 2014 caso seja candidato.

Por mais que ele seja corrupto, mau administrador e por ser apontado um dos piores prefeitos nos últimos 20 anos, superando inclusive a sua mulher e ex-prefeita Gardênia Gonçalves, ele é bom de voto e tem eleitores fieisque na maioria são idosos como a minha avó, por exemplo, que tem 91 anos, que sempre votam nele em qualquer eleição que ele se candidata.

Mas, contudo, com o desastroso governo, será muito corajoso a participar em eleição e pedir votos, porque para isso tem que ser muito cínico e cara de pau. Mas a nau tucana liderada pelo João Castelo (vulgo o João Buracão) afundou, e o novo prefeito não ficar acusando o seu antecessor pelo rombo deixado, porque as eleições 2014 está bem na nossa frente.

Porque o ano que estamos é 2013, mas já podemos falar de 2014 ou até antecipar em virtude de dois grandes eventos que acontecerão no Brasil, a Copa do Mundo FIFA e as eleições estaduais e presidencial, e aqui no Maranhão sabemos que a classe política se projeta politicamente para o futuro e não de agora.

E com essa razão, o Flávio Dino vem fazendo campanha para o governo do estado desde as eleições de 2010 quando foi derrotado pela atual governadora Roseana Sarney, a sua candidatura é praticamente unanime das forças oposicionistas que saíram muito bem nas urnas nas eleições municipais no ano passado (2012).


Nas principais cidades com grandes colégios eleitorais, como Caxias e Timon, por exemplo, saíram vitoriosos os oposicionistas liderados pelo Flávio Dino pelo qual ele apoiou diretamente, mas há cidades de menor colégio eleitoral com grande importância como Santa Inês, Balsas, Dom Pedro, Itapecuru-Mirim, São Mateus e outras cidades com grande relevância.

Porque para as forças oposicionistas precisam dessas cidades com grande colegiado eleitoral para tentar vencer as eleições ao governo do estado, mas isso não é suficiente diante da máquina do governo do estado comandado pela Roseana Sarney, porque o grupo da governadora venceu em mais de 150 municípios, isto é grande vantagem para o grupo que está no poder.

Porque nas eleições de 2006 em que o Jackson Lago saiu vencedor, o mesmo venceu em apenas 81 municípios, enquanto a Roseana venceu em 136, sendo que o governador da época José Reinaldo Tavares deu o total apoio a Jackson, e quem decidiu a eleição foram dois grandes colégios eleitorais do estado, São Luís e Imperatriz respectivamente.
A eleição do Edivaldo Holanda Júnior aqui em São Luís foi também a vitória do Flávio Dino, porque o projeto de chegar ao Palácio dos Leões pode estar se consolidando, mas isso não é tudo, como eu falei anteriormente, o ano de 2013 pode ser logo antecipado para 2014, mas porque? A possível eleição do Flávio Dino dependerá do governo de Edivaldo este ano, o prefeito não pode deixar para o ano que vem que é eleitoral e muito menos ficar culpando o antecessor pelo rombo deixado.

O mesmo tem que governar agora, o mau desempenho de seu governo pode prejudicar os planos do Flávio Dino, até porque a população ludovicense está ansiosa pela resposta do novo governo que assumiu no dia 1° de janeiro devido a má administração do antecessor.
E se o Edivaldo Holanda Jr. for bem avaliado pela população logo no 1° ano de governo, aumenta as chances do Flávio Dino de chegar ao governo do estado, porque São Luís é o maior colégio eleitoral do estado com mais de 600 mil eleitores, e é justamente a capital maranhense que decidiu as duas últimas eleições para o governo do estado.

Foi assim com o Jackson Lago em 2006, que venceu a Roseana com margem bem pequena de porcentagem, havendo praticamente um empate técnico, e se repetiu em 2010 quando a Roseana foi reeleita para o seu 4° mandato, com margem bem pequena de porcentagem havendo um empate técnico. Portanto, o Flávio Dino tem plena ciência que é aqui na “Ilha Rebelde” que se decidirá as eleições, havendo os dois turnos ou não.

Em razão disso, o Edivaldo está sendo monitorado constantemente sem haver tréguas, qualquer erro que cometer, irá respingar no Flávio Dino sendo apontado como responsável em virtude de ser o seu maior aliado e interlocutor no governo federal junto a ministros e a presidente da república.







Nenhum comentário: