sábado, dezembro 1

Fim da influencia corintiana e o retorno ao narcisismo.



Após o título do Super-Clássico das Américas, o técnico Mano Meneses foi demitido da seleção brasileira, o que pra mim foi inesperado em virtude de já começar a montar o time ideal para a Copa das Confederações e a Copa 2014. Mano era pra ser demitido após a perda do ouro no olímpico de Londres.

O desempenho na seleção deixa a desejar, porque nos amistosos com grandes seleções, o Brasil perdeu principalmente para Argentina com direito a 3 gols do Lionel Messi, mas a seleção já estava começando a ganhar identidade. Principalmente com o retorno do Kaká para reforçar o meio campo no lado do Oscar. E daí de uma forma inesperada, mas já previsto por muitos, a sua queda e o retorno do Luís Felipe Scolari como técnico e Carlos Alberto Parreira como coordenador técnico respectivamente.

Há poucos dias antes do anuncio do novo técnico, Pep Guardiola revelou o desejo de treinar a seleção brasileira, nas redes sociais houve uma campanha para que ele assumisse. Mas por patriotismo de chuteiras, não foi contratado pelo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Pra mim não haveria nada demais se ele fosse contratado, eu até queria por sinal, como forma de experimentar o perfil estrangeiro na seleção e romper esse paradigma que persiste na entidade de querer apenas brasileiros.

Até porque é sonho de todo treinador estrangeiro treinar uma seleção 5 vezes campeão do mundo, único a participar em todas as copas, ter o campeonato brasileiro entre os mais competitivos do mundo, ter os melhores jogadores do mundo, por mais revelar e exportar jogadores entre todas as demais seleções. E também por ter o maior número de brasileiros que estão atuando inclusive em outras seleções devido à naturalização destes.

O Guardiola como todos os treinadores europeus, levam a risca o esquema tático, fez o excelente trabalho no Barcelona e poderia também fazer pela seleção brasileira. Porque?
Ele iria fazer o mesmo esquema e estilo de jogo que foi aplicado no Barcelona e na seleção espanhola, porque o Brasil tem jogadores qualificados para o mesmo esquema. Enganam-se quem achar que a Espanha é criadora desse estilo de jogo com o toque e domínio da bola, quem criou foi justamente o Brasil na copa de 1970 no México que conquistou o tri-campeonato mundial.



Mas também poderia não faz muito por uma simples razão, porque o Barcelona por si só é um clube que tem toda a estrutura que causa inveja a todos os clubes, incluindo o Real Madrid, o clube com os jogadores de altíssimo nível, com os salários altíssimos e toda uma equipe para dar toda as condições de trabalho ao treinador e jogadores. Qual treinador não teria sucesso no lugar do Guardiola? Não estou tirando o mérito do técnico, estou apenas ressaltando que a mega-ultra estrutura oferecida por um grande clube como o Barcelona, qualquer treinador praticamente teria o mesmo sucesso que ele, pois não teria tanto trabalho de montar um mega time catalão que conquistou praticamente tudo nos últimos anos.

A nomeação do Guardiola seria apenas o rompimento de paradigmas em querer preservar somente jogadores brasileiros, porque o futebol hoje ficou globalizado, é comum ver treinadores treinarem seleções de outros países, o Brasil tem muitos técnicos brasileiros treinando seleções afora, como o Zico, por exemplo, atual técnico do Iraque.

E jogadores naturalizados então, nem se fala, são muitos, de brasileiros são uns montes, a Alemanha e a Itália que sempre valorizaram jogadores genuinamente de seus países, até mesmo de clubes locais romperam, veja o caso do Cacau, brasileiro naturalizado alemão que joga na seleção, e além do mais é negro, a Itália é da mesma forma com o Balotelli, filho de africanos e negro atuando na seleção italiana, e esses países tem uma cultura fortemente racista e xenófoba.

Quanto a nomeação do Felipão e Carlos Alberto Parreira? Para mim é um saudosismo doentio, o mesmo que foi feito na copa de 2006 na Alemanha quando o Parreira era técnico e o Zagallo coordenador técnico, na tentativa de repetir o sucesso feito na copa de 1994 quando conquistou o tetra-campeonato.

Deveria renovar também de treinadores ao nomear o Tite, Abel Braga e Muricy Ramalho, três melhores treinadores no momento. Mas preferiu apostar novamente destes treinadores que já tiveram passagem anteriores. Você é contra a nomeação deles? Quanto ao Felipão não, até porque é o excelente treinador, apesar do fracasso no Palmeiras recém-rebaixado a série B anp que vem. Mas conquistou a Copa do Brasil deste ano (2012) com a mesma equipe e os mesmo jogadores.

Mas o método e o esquema tático adotado por Felipão é ultrapassado, apesar de ter sido campeão com o Palmeiras na Copa do Brasil, mas no brasileiro não teve o mesmo êxito, culpar somente o treinador pelo rebaixamento do Palmeiras é até uma injustiça, porque o time é limitadíssimo e a diretoria do clube tem a grande parcela de culpa.

Quanto ao Parreira, esse é mais ultrapassado ainda, é um tipo de treinador conservador nas quatro linhas, a copa de 2006 é um grande exemplo, muito dos jogadores em campo como o Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, Ronaldo e outros jogadores não conseguiram corresponder em campo nos jogos anteriores contra a França, a que eliminou o Brasil na quartas de final, não teve a coragem de fazer substituições e muito menos adotar um novo esquema tático para evitar a derrocada. A prova foi justamente contra a França em que o Brasil foi humilhado em campo com direito a uma bela exibição do craque francês Zinedine Zidane, sendo o homem naquele jogo e responsável pelo gol da seleção francesa que começou com uma bola parada cobrada por ele e finalizado por Thierry Henry, num descuido do Roberto Carlos, que já vinha atuando mal nos jogos anteriores.

Mas a nomeação destes dois tem o fator positivo, é porque acaba ou ao menos diminui a influência do Sport Club Corinthians Paulista sobre a entidade, mas porque William? O Mano Menezes foi nomeado treinador com forte influência do André Sanchez época presidente do Corinthians, que tinha relações extra-campo com o Ricardo Teixeira (presidente da CBF na época) junto com o Ronaldo Nazário “Fenômeno”.

Como disse num artigo anterior, Ronaldo é amigo do Ricardo Teixeira que é sócio da Rede Globo que tem relações com a entidade. Porque vocês acham que a emissora tem direitos exclusivos de transmissão dos jogos do campeonato brasileiro e jogos da seleção?
André Sanchez é amigo do Lula (que é corintiano) e filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores), mas o que isso tem a ver William? Porque vocês acham que abertura da copa de 2014 será justamente no estádio do Corinthians?  Sendo que o Estádio do Morumbi que pertence a São Paulo Futebol Clube tinha tudo para sediar abertura e os jogos na cidade de São Paulo. Porque foi vetado? Porque a diretoria do São Paulo tem/tinha (com Ricardo Teixeira na época) forte desavença com o presidente da CBF.

Quem está financiando a construção do estádio do Corinthians? BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) através da Obedecht que é a empresa encarrega na construção do estádio, ou seja, dinheiro público construindo a arena de um clube privado, graças a amizade do André Sanches e Lula, que são corintianos e petistas, ambos presidentes, do Corinthians e da República respectivamente.

Não é a toa que Rede Globo transmitia todos os jogos do Corinthians, e os jornalistas da emissora fazendo uma bajulação de causar inveja ao Neto, Osmar de Oliveira e os demais jornalistas da Bandeirantes, que é a tradicional emissora corintiana assumidamente.

O campeonato brasileiro do ano passado (2011) é bastante contestado, por causa dos fortes indícios de beneficiamento ao Corinthians ao longo do campeonato com “apito amigo” e árbitros prejudicando outros times que estavam na disputa pelo titulo, o Vasco da Gama foi o mais prejudicado com as arbitragens ao longo do campeonato até a última rodada, quem acompanhou os jogos sabe muito bem do que estou falando.

A renúncia do Ricardo Teixeira foi um indício que haveria mais queda de pessoas no cargo da CBF, tanto que a queda do Mano Menezes resultou na queda também do Andrés Sanchez que era coordenador de seleções na entidade, pelo qual o cargo que ocupava foi extinta e recriada a de coordenador técnico ocupado agora por Parreira, à saída destes dois últimos integrantes resultou no fim ou na diminuição da influência corintiana.

Mesmo com o fim ou a diminuição os problemas acabam? Não! O problema é a relação daqui pra frente entre o Luis Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira. Porque os dois têm perfis totalmente diferentes, não só no método e esquema tático como também da forma em se relacionar com os jogadores.

O Felipão tem o pavio curto e o estilo autoritário com os jogadores, tanto que a sua relação com os atletas é conflituosa, ao contrário do Parreira, que tem o perfil dialogável e bem amistosa com os jogadores.

Mas a vantagem do perfil de Luís Felipe Scolari, é que não costuma privilegiar jogadores, principalmente com aqueles que querem muita mordomia, quem não lembra do Romário na véspera da copa de 2002 o povo e incluindo o Presidente da República Fernando Henrique Cardoso na época,  queriam o “baixinho” na seleção, e o Felipão não atendeu o clamor popular.

Por quê? No jogo das eliminatórias para a copa de 2002 contra o Uruguai em Montevidéu, o Romário foi convocado para o jogo e além do mais recebeu a braçadeira de capitão para essa partida. Após o jogo em que o Brasil foi derrotado no placar de 1 a 0, houve a paralisação das eliminatórias para a realização da Copa América naquele ano (2001) que foi realizado na Colômbia, muitas seleções como a Argentina, por exemplo, se recusou a participar em virtude do temor de ataques terroristas das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) durante o evento futebolístico.

Até os jogadores se recusaram a ir com a seleção, entre eles o Mauro Silva na época, é aí que entra o Romário, em virtude da recusa de alguns jogadores, o Romário fez o contrário, alegou ao técnico que faria uma cirurgia do olho no México. Dias depois foi visto junto com a delegação do Vasco da Gama (jogador da época) jogar uns amistosos nos Estados Unidos.
Depois daí, o Romário nunca mais foi convocado pelo Luís Felipe Scolari, resistindo as pressões de dentro da CBF, da população e até mesmo do presidente da república que o queriam na seleção durante a copa do mundo, o Felipão não costuma passar mão na cabeça de jogador.

Foi assim também quando assumiu a seleção portuguesa, descartando um dos ídolos do futebol português, nada mais e nada menos que Vítor Baia, goleiro que era unanime das torcidas e da critica da imprensa esportiva no país, Vitor Baia nunca mais foi convocado, os portugueses o chamavam de louco, mas na Eurocopa de 2004 realizada em Portugal mostrou o contrário, chegando a final e só não ganhou o titulo por ironia do destino.
O retorno do Felipão no momento que a seleção já estava ganhando identidade pode ser considerado o começo do zero, porque o mesmo já afirmou a poucos dias que irá convocar os veteranos, dando esperanças ao Ronaldinho Gaúcho do Atlético – MG e até mesmo o Marcos Assunção do Palmeiras.

Mas isso poderá ser o problema, porque com a convocação de veteranos e a possível convocação dos dois jogadores que eu mencionei, poderá ofuscar os que já estão na seleção e até mesmo os novatos. Podendo ser o grande problema, porque o Ronaldinho Gaúcho que tem grandes chances de retornar a seleção e Marcos Assunção já trabalhou com o treinador pelo Palmeiras e tem o perfil ideal que agrada o Felipão, e ambos atuam no mesmo setor que é o meio de campo, sendo que o primeiro é meia-atacante e o segundo é volante.

Se eles forem convocados, alguém terá que ser desbancado no setor. Podendo ser o Lucas, Oscar ou até mesmo o Kaká, e esses atuam como meia-atacante, quanto ao setor de volante, poder ser desbancado o Ramires, Paulinho ou Rômulo. É um problema que o Felipão terá em que a torcida poderá pegar no pé, porque esses jogadores citados já vêm atuando na seleção, são titulares na equipe em que atuam e todos estão em suas ótimas fases.

Um problema e tanto até 2014, e o Brasil não tem o amplo favoritismo, enquanto as outras seleções como a Argentina, Alemanha, Espanha e Uruguai, por exemplo, já tem uma base bem montada para a disputa e são fortes candidatas ao título.

Nenhum comentário: