sexta-feira, agosto 12

Sobre a tristeza gostosa dos cachorros e dos homens


Petit. Foto de  Cris Lima

Para Diego e Petit
Viemos andando nós dois, no carro pela madrugada estrelada das ruas do Cohatrac. Não sei ao certo porque você disse que estava triste. E foi muito engraçado porque eu tinha acabado de ver uma cachorra e ela sempre me parecia triste. Bem obesa, mal conseguia ficar de pé. Sempre a via deitada de papo para cima, parecia que meditava sobre sua vida tediosa de cachorra.

Você, meu amigo, meu irmão, me olhou e disse como se esperasse uma resposta positiva para aquela tristeza que você mesmo qualificou de “tristeza gostosa”. Fiquei me questionado -“ O que seria uma tristeza gostosa?”  Será que seria a mesma tristeza que aquela cachorra estava sentindo? Será que ela estava sentido falta do ossinho para roer, da comida no prato, ou do afago gostoso de seu dono? Não sei. Só sei que não era nada gostoso ver sua tristeza, meu amigo, com aqueles olhos caídos e aquele jeito de quem não está nem ai para mundo e de quem decidiu pouco se importar com a opinião alheia. Mas, os olhos tristes da cachorra não me saíam do pensamento.

Lembrei do meu cachorro em casa, lembrei da alegria infantil e dos pulos acrobáticos dele ao escutar o freio de mão puxado. Lembrei dos seus olhinhos, da maneira como balança o rabo, do latido quando persegue o gato da vizinha e lembrei mais da tristeza de quando saio e não o levo . Ele fica com rabo baixo , olha para cima e medita. Acho que da mesma forma da cachorra obesa.

Lembrei de você, meu amigo, que estava ainda do meu lado, dialogando sobre sua tristeza gostosa, da falta de amor, dos meses sozinhos, dos projetos, da vida... E eu só lembro que disse: “- Os cachorros são as criaturas mais tristes que existem” E você, meu amigo, respondeu: -“Por isso que gosto deles, eles parecem comigo”.

6 comentários:

Anônimo disse...

=)

Nos ensinam que o afeto pode ser gratuito.

(Alberto)

Atitude do pensar disse...

Meu amor e identificação com estes é tão forte que sou madrinha de um. Mas no reino animal também há outras espécies, e lá em casa tem a gata mais linda do universo. Além de ser a minha melhor amiga...temos tanto a aprender com eles, principalmente como nos portarmos uns com os outros e com eles.

Anônimo disse...

Sim é verdades os animais são ótimos companheiros ás vezes ouso dizer que são melhores que algumas pessoas. Mas cachorro p mim é tudo de bom e mais um pouco.Obrigada! Cris

Anônimo disse...

A foto ficou muito boa, parabéns Cris, não conhecia eu seu lado de fotógrafa.

Natan Castro.

Anônimo disse...

srsrsr..é uma de muitas facetas minhas..Obrigada! Cris

Anônimo disse...

Estou no meu momento "petit". Triste, isolada, sem ânimo. Talita