segunda-feira, setembro 26

NIRVANA, SEMPRE NIRVANA.


Sexta feira passada, dia 23 de setembro fez 20 anos do lançamento do Nevermind do Nirvana, principal banda, do movimento Grunge. A história trágica todos já conhecem, o ídolo jovem que além de muito talentoso, cedo  se foi  por exagerar em drogas.

O Rock está cheio dessas histórias, mas resolvi escrever o texto para falar da coincidência misteriosa, de sempre acontecer assim. Este estilo musical sempre foi pertubador.Quando as coisas estão sem graça a mesmice imperando nas rádios, nos ouvidos da galera, o showbizz vem com uma novidade e coloca tudo de cabeça para o ar, e com o Nirvana não foi diferente.

O nome já dizia para que eles tinham vindo. Kurt Cobain um gênio, como John Leenon foi, Ian Curtis, Joe Ramone, Neil young e outros. Era muito inteligente porque  estudou o que era feito no rock do início até ali, e criou a sua marca, deu o seu grito no grande alto-falante do rock.  Kurt sabia que ele havia criado um estilo, foi instantâneo depois que o vídeo de Smell Like teen spirit, estreou na MTV americana, no dia seguinte diversos moleques no mundo inteiro estavam vestindo as camisas de flanelas, pegando de novo o velho all star que estava esquecido embaixo da cama e saindo por ai com seu estilo despojado e seus cabelos meio sujos.

Demorou um pouco para o barulho chegar aqui, eu lembro do dia que ouvi o álbum pela primeira vez, foi numa tarde no começo dos anos 90. Ouvi o álbum umas quatro vezes sem parar, quando acabou a quarta vez eu não era mais o mesmo moleque inseguro, que tirava sempre boas notas na escola, depois daquele dia o mundo havia se descortinado na minha frente e eu queria ser livre e me vestir e ser invencível como meus heróis dos quadrinhos, que agora eram de verdade ,como, Kurt Cobain. Enfim, nunca mais fui o mesmo, depois daquele disco. Talvez o  rock, a música em geral, a indústria fonográfica não foram mais as mesmoas, depois do lançamento de Nevermind.

.

Por Natan Castro.



7 comentários:

Anônimo disse...

texto massa natan
o kurt nasceu nos anos 80 nos estados unidos.
década que surge os yuppies ( young urban professional), ao contrario da geração dos hipiies, eram indiviadualistas e visavam a ascenção financeira, mas o kurt era um loser, um cara que não conseguiu ir muito longe, acha nem entrou na faculdade, odiava os yuppies e a cena pop e o louco é que vai virar um pop star, e ter musicas pops, com sua maneira bem singular de cantar...parece um grito introspectivo, sem duvidas, não deve ter usado tanta drogas quanto seus fãs e tantas jovens daquela época, mas ele tinha um vazio foda( tomava lithiun), um nada, uma coisa nenhuma, até vi um cara comentar na mtv que o kurt transformou o vazio em arte, beleza em musica, talvez seja isso o mov. grunge... um pouco de dar voz ao marginais, aos vazios em algum sentido, fazer gritar, sei lá. ele pode ter morido novo, mas que salvou muita gente, disso eu tenho certeza.

diego.

William Washington de Jesus disse...

Realmente o Nirvana foi um marco no Rock mundial.
Infelizmente pessoas talentosas como Kurt Cobain foram embora cedo demais.
Mas o talento peculiar nunca será contestado.
O uso excessivo de drogas é usado como fuga da realidade.
E quem vive da fama sabe disso muito bem, muito mais que nós meros cidadões comuns e anônimos.
Parabéns pelo texto meu nobre Natan.
Um forte abraço!

Anônimo disse...

willian acha que o uso de drogas não pode ser visto como fuga da realidade, claro que é tb, mas existe momentos na sociedade em que a "droga" é utilizada de forma cumum, então não é fuga. E quanto ao uso excessivo já é dependencia química, que penso ser outra coisa.

diego

Anônimo disse...

Bom, parabéns pela lembra do nascimento do meu querido e velho grunge. Discordo no ponto dos comentários. A droga sempre foi o skap para aqueles que n suportam a realidade, e uma forma também de transceder como diziam os simbolistas. O uso em execesso que faz com que ficamos sem muitos gênios. Mas talvez quem saiba a genialidade n esteja beirando a loucura, ou o uso de psicotrópicos. Abraços! Cris.
P.S Natanel mas um vez teve que intervi em seus textos antes mande para eu dá uma revisada.

Anônimo disse...

O lance das drogas, depois dos comentários, me levaram a pensar que é um bom tema para se discutir, influência ou não na arte? fico com Leenon que certa vez respondeu na famosa entrevista que deu a Playboy nos anos 70, que ele escrevia boas canções seja vijando de ácido ou apenas tomando água, Abraços meus bons companheiros, Cris desculpe-me esqueci de te enviar, mais o grunge é as vezes esquecido, despretensioso, interessante, Bjoca Inglesinha!

Natan Castro.
Natan Castro.

William Washington de Jesus disse...

Meu nobre Diego, quando disse que a droga é usada como fuga da realidade é porque nós não sabemos o que passam os artistas.
Muitos deles são cercados por fãs, cameras, repórteres e fotógrafos.
E são bastante cobrados pelo seu talento, principalmente por parte de empresários.
Mas quando estão entre 4 paredes, sentem-se solitários. E isso acaba o levando a depressão.
Pois as pessoas que nem nós, não os vemos como cidadões e pessoas comuns, apenas como artistas.
E essas artistas não tem uma vida que nem nós de poder sair sem ser perseguido por fãs, repórteres e fotográfos.
E a droga é usada como a fuga da realidade que vivem, e infelizmente acabam se tornando dependentes químicos.
Então é isso meu nobre.
Dado o meu esclarecimento.
Um forte abraço!

Anônimo disse...

Música que promove a desorganização.

Massa!

Alberto.