Sempre
acreditei de verdade que a música, como arte, poderá salvar a humanidade de
todos os seus males. Tenho em minha memória uma lista de álbuns que de fato me
ajudaram a ultrapassar fortes tempestades em minha vida, dentre eles Urban Hymns do The Verve
com certeza possui lugar cativo nesta lista. O The Verve é uma banda Inglesa
formada em Wigan em 1989, com Richard Ashcroft (vocais), Nick McCabe
(guitarra), Simon Jones (Baixo), Peter Salisbury (batera). Somente em 1992
lançam o primeiro álbum intitulado EP The Verve, sem muita expressão, nessa
época Richard Ashcroft fica muito próximo de Noel Gallagher do Oasis, a canção Cast no shadow uma linda
balada do Oasis foi escrita para Richard. Em 1993 e 1995 lançam mais dois
álbuns com tímida expressão entre público e critica, nesse meio tempo a banda
chega a excursionar pelos E.U.A em pequenos shows de divulgação.
Em 1997 lançam Urban Hymns, e a
época de lançamento se mostra bastante peculiar por motivo de constantes brigas
entre os integrantes, e também por conta do lançamento do Ok Computer do Radiohead sendo excessivamente apontado por todos
como o primeiro grande álbum depois de Nevermind
do Nirvana. Além disso, o British Pop estilo ao qual até então a banda se
enquadrava estava vivendo seus últimos instantes. Porém Urban Hymns não vinha
citando British Pop nem muito menos nada dos anos noventa, era um álbum com
grandes orquestrações com ênfases em violinos e geniais guitarras lisérgicas,
sem dúvidas Richard Ashcroft e Nick McCabe exageravam nesse álbum em uma
fascinação dos dois, que eram os lendários álbuns psicodélicos dos anos
sessenta Beatles, Stones e Beach Boys foram influência para toda viagem onírica
trazida pelos dois para a cena do rock em 1997. A critica ainda meio tonta por
conta do Radiohead foi aos poucos entendendo a genialidade do álbum, a música Bitter Sweet
Symphony foi o carro chefe tanto nas rádios quanto na MTV no clip Richard
saia andando em meio a uma Rua de Londres esbarrando em todos e cantando os
versos da letra. Essa música foi acusada de plágio por Jagger & Richards
dizendo que eles haviam roubado o sample do inicio da canção de uma música
deles chamada The Last Time depois de
uma batalha na justiça Jagger& Richard venceram a parada. Mas o álbum ainda
tinha Sonnet, a ultra- psicodélica Catching in the butterfly, Lucky man que
foi uma letra que o Bono Vox disse que sempre sonhou em escrever. Em 1999 após
o mainstream aos seus pés e grandes turnês o The Verve encerrou a carreira
voltando em 2007 com um novo álbum que nem de longe lembrava Urban Hymns. Desta
forma brigas de ego, milhares de discos vendidos, acusações de plágio, sem
todos esses acontecimentos isso tudo aqui seria um grande erro, Nietzsche estava
certo.
Um comentário:
o som dos caras é muito bom
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