Desde
o aumento das passagens de ônibus em 2,10 R$ (Dois Reais e Dez Centavos) para
2,40 (Dois Reais e Quarenta Centavos) no dia 8 de junho (domingo) de 2014 concedido
pela Prefeitura de São Luís com a conivência da Justiça do “Trabalho” e da
Promotoria do Consumidor através da promotora Lítia Cavalcanti.
Tem causado indignação dos usuários que
dependem do transporte coletivo diariamente apesar da inercia dos mesmos,
exceto pouquíssimos estudantes que manifestaram, mas são imensa minoria diante
da grande massa que assistiu como espectador os acontecimentos durante toda a
greve, que em vez de lutar para não haver aumento, estavam torcendo pra que a
greve acabasse e aceitando passivamente esse aumento absurdo e vergonhoso
diante do caos do sistema de transporte coletivo.
Eu
sempre apoio a greve dos motoristas e cobradores, entretanto, sei que a maioria
dessas greves é realizada em conluio com a classe empresarial do setor, essa
última que duraram 15 dias ficou bastante evidente, porque a pressão vinha dos
dois lados, o reajuste salarial e no outro lado o aumento da tarifa que tá
defasado e que não tem como garantir o aumento para os seus funcionários, e tem
acumulado dividas que tem afetado os lucros.
Essa
bomba como sempre, cai na mão da prefeitura que tem o dilema de conceder o
aumento ou não e mediar a negociação das categorias representado por
sindicatos, o sindicato dos rodoviários que representa os trabalhadores e o SET
(Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo de Passageiros de São Luís) que
representa os patrões.
Nessa
vez a prefeitura da capital maranhense não deve ser a única responsável por
esse aumento vergonhoso e abusivo, a Justiça do Trabalho e a promotora Lítia
Cavalcante também têm parcelas de responsabilidade e de culpa porque toda greve
realizada, a justiça do trabalho sempre se coloca contra os trabalhadores
impondo duras e pesadas multas e a promotora que atua na defesa do consumidor
se colocou contra a greve e foi conivente com o aumento da tarifa.
O
passageiro/usuário/consumidor passa todos os dias por sufoco devido a
precariedade do sistema de transporte coletivo, ficam horas esperando no ponto
de ônibus, e quando chega e faz o sinal as vezes não para, quando adentra no
coletivo, é superlotado ficando a maioria das vezes em pé sofrendo com o
empurra-empurra, esfrega-esfrega e pisa-pisa no pé que acaba gerando confusões
e brigas, sem contar que fica horas preso num trânsito completamente
engarrafado/congestionado e com o calor infernal no interior do ônibus sem as
mínimas condições de conforto com uma frota as vezes totalmente precária.
Como
pode a Promotoria do Consumidor do consumidor permitir o aumento se não há
qualidade do sistema de transporte e todos os dias é denunciado na imprensa
falada e escrita à precariedade e o sofrimento dos passageiros nos coletivos
todos os dias na cidade?
Este
aumento demonstra o poder econômico e político dos empresários principalmente
durante as eleições municipais em que os mesmos são financiadores das campanhas
nos candidatos com grande probabilidade de ser eleito.
Poder
este que é visível por aqueles que acompanham a política e sabe da problemática
de todo o sistema de transporte coletivo, que renovar a frota não é o bastante
e nem mesmo resolverá por completo o problema, Prefeitura de São Luís, Câmara
Municipal e SMTT (Secretaria Municipal de Transito e Transporte) ora são
reféns, omissas e cúmplices pelo descaso do transporte público.
Já
está mais que na hora a prefeitura através da SMTT e a câmara municipal revelarem
a população o faturamento que as empresas de ônibus tem anualmente e pressionar
o SET a fazer o mesmo, é inadmissível o aumento da passagem sem haver melhorias
no setor para os passageiros.
O
argumento dos empresários de que não tem dinheiro pra conceder o aumento aos
trabalhadores, que estão endividados e tendo altas despesas para manter a frota
circulando não cola mais, esse discurso está manjado há muito tempo.
São
Paulo, capital do estado de São Paulo tem a maior frota de ônibus do Brasil,
anualmente as empresas faturam bilhões e recebem subsídios tanto governo e da
prefeitura para manter, renovar, qualificar e melhorar o sistema de transporte,
que cada dia piora por inúmeros fatores, sendo que uma delas é o contingente
populacional que os ônibus não conseguem atender a demanda.
Se
juntar a capital paulista com as grandes cidades do interior como Campinas,
Santos, Ribeirão Preto, Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Osasco,
São Caetano do Sul e muitas outras, cidades estas que já passaram de 1 milhão e
500 mil habitantes, se pegarmos todas as empresas de ônibus que exploram o
serviço de transporte coletivo nessas cidades, e calcular o faturamento anual,
com certeza passará de 10 bilhões de reais.
Quanto
aqui em São Luís, cidade que tem pouco mais de 1 milhão de habitantes, se
juntar todas as empresas que prestam o serviço de transporte coletivo na cidade
e calcular o faturamento anual, obviamente não chegará a 1 bilhão, mas poderá
chegar na casa dos 100 milhões, com os ônibus constantemente lotados bem mais
que as latas de sardinha, o faturamento dos empresários é alto com a prestação
de serviço precaríssimo.
Como
eu não sei exatamente o faturamento destes empresários, já está na hora do
poder público e o sindicato patronal revelar para a população os dados do
faturamento anual, para aí sim concluir se é plausível ou não esse aumento,
porque a prefeitura mais uma vez vai garantir a renovação da frota com
aquisição novos ônibus até o fim do ano que vem, ou seja, os empresários
praticamente não gastarão nenhum centavo do seu bolso na compra de novos
ônibus.
E
para melhorar pro lado deles, a prefeitura acabou com a domingueira, ou seja,
aos domingos o valor da tarifa era cobrado pela metade do que era cobrado de
segunda a sábado de forma integral, garantindo assim o lucro dos patrões, o
“aumento” para os trabalhadores e deixando o passageiro padecer com os serviços
prestados que pioram gradativamente todos os dias e sem sinal de melhora.
Até
quando isso será resolvido? O que tá se esperando? É esperar que aconteça uma
tragédia? Quando vejo aqui nas cidades do Maranhão que eu percorro a trabalho,
as caminhonetes D-20 pau de arara transportando pessoas, pias, vasos
sanitários, botijão de gás, sacos de arroz, milho e feijão e outros qualquer
mercadoria e ficam tudo num só lugar, na carroceria, eu me lembro logo dos
ônibus de São Luís que ficam constantemente lotados, em que as pessoas ficam
amontoados um em cima da outra. Acho absurdo o transporte de pau de arara de
maneira precária e rústica, mas não difere muito no transporte das grandes
cidades, especialmente em São Luís.
Portanto,
eu exijo a abertura da caixa de pandora já no sistema de transporte da capital
maranhense para saber verdadeiramente o porquê da precariedade do transporte
público prestado pelos empresários na cidade, e entender se o aumento é
justificável ou não e saber os caminhos e as diretrizes em busca de melhorias.
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