V L T
Parte III
No
quarto - centenário de São Luís, mais uma vez os governos principalmente o
estadual vem na contramão na questão do trânsito e transporte, São Luís com
mais de 1 milhão de habitantes e sendo uma metrópole (mas que está longe de ser
tornar de fato) tem o sistema de trânsito e transporte público caótico, e está
bem longe de ser resolvido.
A construção da Via Expressa e da Ponte Quarto – Centenário são importantes, não irei negar a sua importância. Mas é o problema solucionado em imediato, mas voltará com o passar dos anos devido ao aumento populacional e de carros também.
A
Via Expressa irá beneficiar de fato as construtoras e especulações imobiliárias,
porque no local há uma imensa área verde desabitada que está sendo desmatado, e
o fator mais agravante, é o despejo dos moradores na comunidade do Vinhais
Velho, que há séculos vivem no local e são descendentes diretos dos índios
Tupinambás, e foi fundada e habitada pelos franceses no mesmo ano (1612) após a
fundação de São Luís, e tem uma igreja que foi construída no séc. XVIII, e hoje
resistem bravamente a arbitrariedade do governo através da Polícia Militar.
A avenida
irá beneficiar a classe média consumista e a elite ludovicense porque irá ligar
os shoppings da cidade, a construção de mais prédios e condomínios irá saltar o
preço dos imóveis em São Luís, principalmente nessa região.
Enquanto
isso, sofremos diariamente com o transporte público cada vez mais calamitoso,
em que o poder público municipal não conseguiu resolver a questão, a construção
do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou metrô de superfície é uma incógnita,
porque está sendo feito em período eleitoral e a construção pára em frente ao
posto de gasolina, no qual a prefeitura terá que indenizar milhões, porque o
dono do posto não irá aceitar indenização irrisória.
Sem
contar que o dono desse posto é Afonso Ribeiro, 1º suplente do Senador Epitácio
Cafeteira, irmão do Deputado Estadual Manoel Ribeiro e do Deputado Federal que
atualmente é secretário de estado das cidades no governo Roseana Sarney, o
Pedro Fernandes, ou seja, o dono desse posto é aliado do grupo político da
governadora do estado.
Não
se trata de acreditar ou não a construção do VLT, porque ao longo do mandato,
tanto o governo estadual e municipal não fizeram parcerias ou aliança
institucional de fato para o bem estar da população ludovicense devido as
desavenças políticas, a governadora ao assumir o governo em 2009 após a
cassação do Jackson Lago vetou o convênio do estado e prefeitura na prolongação
da avenida Litorânea até a praia do Olho D água, construção dos viadutos no
Calhau e Forquilha, que foram assinados pelo Governador Jackson Lago antes de
deixar o governo em virtude da cassação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
e o Prefeito João Castelo.