sábado, setembro 29

São Luís 400 anos: Comemorar o que? Pra que?

V L T

Parte III

No quarto - centenário de São Luís, mais uma vez os governos principalmente o estadual vem na contramão na questão do trânsito e transporte, São Luís com mais de 1 milhão de habitantes e sendo uma metrópole (mas que está longe de ser tornar de fato) tem o sistema de trânsito e transporte público caótico, e está bem longe de ser resolvido.

A construção da Via Expressa e da Ponte Quarto – Centenário são importantes, não irei negar a sua importância. Mas é o problema solucionado em imediato, mas voltará com o passar dos anos devido ao aumento populacional e de carros também.

A Via Expressa irá beneficiar de fato as construtoras e especulações imobiliárias, porque no local há uma imensa área verde desabitada que está sendo desmatado, e o fator mais agravante, é o despejo dos moradores na comunidade do Vinhais Velho, que há séculos vivem no local e são descendentes diretos dos índios Tupinambás, e foi fundada e habitada pelos franceses no mesmo ano (1612) após a fundação de São Luís, e tem uma igreja que foi construída no séc. XVIII, e hoje resistem bravamente a arbitrariedade do governo através da Polícia Militar.

A avenida irá beneficiar a classe média consumista e a elite ludovicense porque irá ligar os shoppings da cidade, a construção de mais prédios e condomínios irá saltar o preço dos imóveis em São Luís, principalmente nessa região.

Enquanto isso, sofremos diariamente com o transporte público cada vez mais calamitoso, em que o poder público municipal não conseguiu resolver a questão, a construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou metrô de superfície é uma incógnita, porque está sendo feito em período eleitoral e a construção pára em frente ao posto de gasolina, no qual a prefeitura terá que indenizar milhões, porque o dono do posto não irá aceitar indenização irrisória.

Sem contar que o dono desse posto é Afonso Ribeiro, 1º suplente do Senador Epitácio Cafeteira, irmão do Deputado Estadual Manoel Ribeiro e do Deputado Federal que atualmente é secretário de estado das cidades no governo Roseana Sarney, o Pedro Fernandes, ou seja, o dono desse posto é aliado do grupo político da governadora do estado.

Não se trata de acreditar ou não a construção do VLT, porque ao longo do mandato, tanto o governo estadual e municipal não fizeram parcerias ou aliança institucional de fato para o bem estar da população ludovicense devido as desavenças políticas, a governadora ao assumir o governo em 2009 após a cassação do Jackson Lago vetou o convênio do estado e prefeitura na prolongação da avenida Litorânea até a praia do Olho D água, construção dos viadutos no Calhau e Forquilha, que foram assinados pelo Governador Jackson Lago antes de deixar o governo em virtude da cassação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Prefeito João Castelo.


Sem contar a briga jurídica em que a prefeitura travou com o governo do estado pela liberação do terreno pra construção de um hospital de urgência e emergência, que o governo estadual tomou o terreno na região do Vinhais onde seria construído o hospital com a alegação de pertencer ao próprio governo, depois foi dado o terreno em frente a rodoviária, mas o Ministério Público Estadual embargou com a alegação de ser uma reserva ambiental administrada pela CAEMA (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, antiga Companhia de Água e Esgoto do Maranhão), após a briga judicial para a liberação de um terreno, a obra da construção de um hospital está sendo feita no Alto do Calhau.

Em virtude desta desavença política entre o governo estadual e municipal, quem garante que a 1º etapa do VLT até a região do Bairro São Cristovão será concluído até o final do ano? A governadora vai permitir a passagem do metrô em frente o mercado do peixe? O dono do posto de gasolina Afonso Ribeiro que é aliado da governadora vai ceder o seu estabelecimento para a passagem do Veículo Leve sobre o Trilho mesmo que receba uma proposta de indenização milionária dada pela prefeitura?

Se a obra passar sobre o posto de gasolina, como ficará a segurança das pessoas que freqüentam o mercado do peixe? Pois o local é bem movimentado, principalmente nas primeiras horas do dia antes do amanhecer, quando vêm as embarcações, caminhões e fretes com os peixes para abastecer o mercado e toda a cidade, e justamente esse horário que vem às pessoas de toda a parte da cidade pra comprar e revender os produtos do mar.

Em razão disso, deve haver um forte esquema de segurança para evitar acidentes, porque não pode os trilhos que passam o VLT ficar sem as grades de proteção e sinalização ou será que a prefeitura não está pensando nisso? Prefiro acreditar que esteja com o projeto que garanta a segurança dos transeuntes na área do mercado do peixe.


E a outra pergunta deve ser feita, é se o VLT terá continuidade nas obras até o término com outro governante caso o prefeito João Castelo não se reeleja.
Quem garante que o próximo prefeito (não sendo o atual) dará continuidade nas obras até o término? Independente de quem iniciou, seja aliado ou não, a obra foi iniciada, o dinheiro público está sendo aplicado, de forma certa ou errado, mas deve ser concluída.
Porque se o próximo governo não der a continuidade nessa obra, serão milhões jogados pelo ralo e o que assumir também levará culpa, e tudo isso podia ser evitado se a prefeitura tivesse executado essa obra dois ou um ano antes da eleição, porque ninguém teria argumentos para acusar de ser uma obra eleitoreira ou algo similar. Ainda mais se tratar de uma obra que requer gastos astronômicos que pode durar anos para ser concluído.

Porque o eleitor não está mais tão ingênuo assim como imagina a classe política, a prova disso está de acordo com as pesquisas de intenções de voto, em que o atual prefeito continua na frente, mas não ultrapassa os 35 %, o 2º turno é praticamente inevitável, com uma possibilidade de derrota, isso quem diz é a pesquisa IBOPE.
Independente das eleições deste ano não podemos acreditar na classe política maranhense, principalmente a ludovicense, se o atual prefeito lamentavelmente está cometendo equívocos. Não podemos também louvar a governadora, quem não lembra nas eleições de 2010 quando a mesma foi candidata a reeleição, prometeu construir, concluir e inaugurar 70 hospitais no mesmo ano? Ela cumpriu a promessa? No mesmo ano eleitoral, ela prometeu construir o metrô de superfície em São Luís. Passou a eleição, foi reeleita e não cumpriu em nenhum dessas promessas.

O prefeito João Castelo menos mal que seja, trouxe o Veículo Leve sobre o Trilhos que está no Terminal da Praia Grande, que está sendo feito a primeira plataforma da estação do VLT e servindo como novo cartão postal na cidade para as pessoas ficarem admirando, tirar fotos e/ou posar na foto junto com o metrô de superfície, visto que boa parte dos ludovicenses nunca viram o transporte sobre os trilhos na cidade.
Por essas e outras, com o descrédito da classe política, não temos muito que comemorar nos 400 anos de São Luís, lamentavelmente.

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