V L T
Parte III
No
quarto - centenário de São Luís, mais uma vez os governos principalmente o
estadual vem na contramão na questão do trânsito e transporte, São Luís com
mais de 1 milhão de habitantes e sendo uma metrópole (mas que está longe de ser
tornar de fato) tem o sistema de trânsito e transporte público caótico, e está
bem longe de ser resolvido.
A construção da Via Expressa e da Ponte Quarto – Centenário são importantes, não irei negar a sua importância. Mas é o problema solucionado em imediato, mas voltará com o passar dos anos devido ao aumento populacional e de carros também.
A
Via Expressa irá beneficiar de fato as construtoras e especulações imobiliárias,
porque no local há uma imensa área verde desabitada que está sendo desmatado, e
o fator mais agravante, é o despejo dos moradores na comunidade do Vinhais
Velho, que há séculos vivem no local e são descendentes diretos dos índios
Tupinambás, e foi fundada e habitada pelos franceses no mesmo ano (1612) após a
fundação de São Luís, e tem uma igreja que foi construída no séc. XVIII, e hoje
resistem bravamente a arbitrariedade do governo através da Polícia Militar.
A avenida
irá beneficiar a classe média consumista e a elite ludovicense porque irá ligar
os shoppings da cidade, a construção de mais prédios e condomínios irá saltar o
preço dos imóveis em São Luís, principalmente nessa região.
Enquanto
isso, sofremos diariamente com o transporte público cada vez mais calamitoso,
em que o poder público municipal não conseguiu resolver a questão, a construção
do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou metrô de superfície é uma incógnita,
porque está sendo feito em período eleitoral e a construção pára em frente ao
posto de gasolina, no qual a prefeitura terá que indenizar milhões, porque o
dono do posto não irá aceitar indenização irrisória.
Sem
contar que o dono desse posto é Afonso Ribeiro, 1º suplente do Senador Epitácio
Cafeteira, irmão do Deputado Estadual Manoel Ribeiro e do Deputado Federal que
atualmente é secretário de estado das cidades no governo Roseana Sarney, o
Pedro Fernandes, ou seja, o dono desse posto é aliado do grupo político da
governadora do estado.
Não
se trata de acreditar ou não a construção do VLT, porque ao longo do mandato,
tanto o governo estadual e municipal não fizeram parcerias ou aliança
institucional de fato para o bem estar da população ludovicense devido as
desavenças políticas, a governadora ao assumir o governo em 2009 após a
cassação do Jackson Lago vetou o convênio do estado e prefeitura na prolongação
da avenida Litorânea até a praia do Olho D água, construção dos viadutos no
Calhau e Forquilha, que foram assinados pelo Governador Jackson Lago antes de
deixar o governo em virtude da cassação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
e o Prefeito João Castelo.
Sem
contar a briga jurídica em que a prefeitura travou com o governo do estado pela
liberação do terreno pra construção de um hospital de urgência e emergência,
que o governo estadual tomou o terreno na região do Vinhais onde seria
construído o hospital com a alegação de pertencer ao próprio governo, depois
foi dado o terreno em frente a rodoviária, mas o Ministério Público Estadual
embargou com a alegação de ser uma reserva ambiental administrada pela CAEMA
(Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, antiga Companhia de Água e
Esgoto do Maranhão), após a briga judicial para a liberação de um terreno, a
obra da construção de um hospital está sendo feita no Alto do Calhau.
Em
virtude desta desavença política entre o governo estadual e municipal, quem
garante que a 1º etapa do VLT até a região do Bairro São Cristovão será
concluído até o final do ano? A governadora vai permitir a passagem do metrô em
frente o mercado do peixe? O dono do posto de gasolina Afonso Ribeiro que é
aliado da governadora vai ceder o seu estabelecimento para a passagem do Veículo
Leve sobre o Trilho mesmo que receba uma proposta de indenização milionária
dada pela prefeitura?
Se a
obra passar sobre o posto de gasolina, como ficará a segurança das pessoas que
freqüentam o mercado do peixe? Pois o local é bem movimentado, principalmente
nas primeiras horas do dia antes do amanhecer, quando vêm as embarcações,
caminhões e fretes com os peixes para abastecer o mercado e toda a cidade, e
justamente esse horário que vem às pessoas de toda a parte da cidade pra
comprar e revender os produtos do mar.
Em
razão disso, deve haver um forte esquema de segurança para evitar acidentes,
porque não pode os trilhos que passam o VLT ficar sem as grades de proteção e
sinalização ou será que a prefeitura não está pensando nisso? Prefiro acreditar
que esteja com o projeto que garanta a segurança dos transeuntes na área do
mercado do peixe.
E a
outra pergunta deve ser feita, é se o VLT terá continuidade nas obras até o
término com outro governante caso o prefeito João Castelo não se reeleja.
Quem
garante que o próximo prefeito (não sendo o atual) dará continuidade nas obras
até o término? Independente de quem iniciou, seja aliado ou não, a obra foi iniciada,
o dinheiro público está sendo aplicado, de forma certa ou errado, mas deve ser
concluída.
Porque
se o próximo governo não der a continuidade nessa obra, serão milhões jogados
pelo ralo e o que assumir também levará culpa, e tudo isso podia ser evitado se
a prefeitura tivesse executado essa obra dois ou um ano antes da eleição,
porque ninguém teria argumentos para acusar de ser uma obra eleitoreira ou algo
similar. Ainda mais se tratar de uma obra que requer gastos astronômicos que
pode durar anos para ser concluído.
Porque
o eleitor não está mais tão ingênuo assim como imagina a classe política, a
prova disso está de acordo com as pesquisas de intenções de voto, em que o
atual prefeito continua na frente, mas não ultrapassa os 35 %, o 2º turno é praticamente
inevitável, com uma possibilidade de derrota, isso quem diz é a pesquisa IBOPE.
Independente
das eleições deste ano não podemos acreditar na classe política maranhense,
principalmente a ludovicense, se o atual prefeito lamentavelmente está cometendo
equívocos. Não podemos também louvar a governadora, quem não lembra nas
eleições de 2010 quando a mesma foi candidata a reeleição, prometeu construir,
concluir e inaugurar 70 hospitais no mesmo ano? Ela cumpriu a promessa? No
mesmo ano eleitoral, ela prometeu construir o metrô de superfície em São Luís.
Passou a eleição, foi reeleita e não cumpriu em nenhum dessas promessas.
O
prefeito João Castelo menos mal que seja, trouxe o Veículo Leve sobre o Trilhos
que está no Terminal da Praia Grande, que está sendo feito a primeira
plataforma da estação do VLT e servindo como novo cartão postal na cidade para
as pessoas ficarem admirando, tirar fotos e/ou posar na foto junto com o metrô
de superfície, visto que boa parte dos ludovicenses nunca viram o transporte
sobre os trilhos na cidade.
Por
essas e outras, com o descrédito da classe política, não temos muito que
comemorar nos 400 anos de São Luís, lamentavelmente.
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